Leads. Quem não adotou a palavra para denominar o que antigamente chamava-se de contatos comerciais. Junto com troca de terminologias veio também “novas formas” de buscar clientes.
Com a internet o jogo mudou drasticamente e neste post vamos entender um pouco mais como o comercial adotou tecnologias e novas metodologias para vender mais e melhor.
Neste “mundo novo” em vendas vamos começar conceituando talvez as metodologias mais usadas em épocas de transformação digital. São elas:
Inbound Marketing
“É o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. Diferente do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada.(Fonte – RD: O que é Inbound Marketing)”
Características do Inbound Marketing:
- Geração de leads através da internet;
- Estratégia de médio/longo prazo;
- Criação de personas;
- Criação de ativos digitais;
- Mapeamento de jornada de compra;
- Atração, conversão e relacionamento;
- Análise e amadurecimento do funil.
Outbound 2.0 ou Outbound Marketing:
“É uma estratégia de Marketing que foca na dispersão da marca ao invés de um público-alvo específico. Costumo sempre falar que o Outbound tem um processo de prospecção ativo, ele vai à caça dos leads e dos clientes em potencial, ao invés de nutri-los e esperar que eles venham ao seu encontro. (Fonte – Neil Patel: Outbound Marketing)”
Características do Outbound Marketing:
- Geração de leads através da prospecção ativa digital;
- Estratégia de curto prazo;
- Criação de Perfil Cliente Ideal (ICP);
- Conexão pessoal com ICP;
- Mapeamento qualitativo do nível de interesse dos leads;
- Encurtamento do ciclo de vendas B2B;
- Análise e amadurecimento do funil.
As duas terminologias/metodologias foram disseminadas no mundo através de Big Techs do Vale do Silício. Adotadas praticamente no mundo todo as word business ganharam espaço nas conversas sobre marketing e vendas. O bom é que neste caso as duas formas de vender se complementam e podem potencializar drasticamente o número de interessados em seu negócio. Vamos entender algumas particularidades das metodologias.
Inbound Marketing – Como ele vai fazer sua empresa ganhar dinheiro:
- Fortalecendo a recompra através do relacionamento.
- Definir critérios/métricas para contato de vendas.
- Comunicando novos produtos.
- Criando conversas mais qualitativas de vendas com base em interações.
- Aumentando retorno no CAC.
- Oferecendo produtos mais alinhados com o problema do cliente.
- Mapeando decisores.
- Segmentação da base de clientes e ser mais assertivo no discurso.
- Geração de contatos passiva.
- Cálculos de ROI com mais dados.
Outbound – Como ele vai fazer sua empresa ganhar dinheiro:
- Diminuindo tempo em tarefas repetitivas e de baixa qualidade.
- Aumentando tempo em tarefas de alta qualidade.
- Terceirizando um setor da empresa (diminuição de encargos).
- Aumentando custo benefício no processo de 1 contato.
- Diminuindo custo por lead.
- Diminuindo tempo ciclo de vendas.
- Diminuindo tempo entre as análises de resultados.
- Diminuindo número de visitas presenciais em momento errados.
- Diminuindo custo da operação (ligações, hora homem).
As duas estratégias muitas vezes acabam andando juntas e podem servir de apoio uma da outra. Como o processo de vendas B2B geralmente é mais demorado é necessário nutrir, com conteúdos relevantes, os leads que não estão prontos para a compra.
Muitas empresas acabam optando por uma, mas como dizem, colocar seus ovos em uma cesta…