BLOG

7 insights (matadores) para aumentar sua produtividade

Prospecção Ativa

Os 07 mandamentos da produtividade.

Quando pensamos em ser mais produtivos logo achamos que devemos trabalhar mais. Trabalhar mais definitivamente não é um dos mandamentos da produtividade. Somente após entender, e praticar, os principais mandamentos da produtividade você está autorizado a aumentar suas horas de trabalho. Vamos a elas:

 

Princípio 1 – Lei de Pareto

O primeiro princípio é o mais importante, é a lei de Pareto. Esta lei estabelece que 80% dos resultados são obtidos por 20% dos esforços. Então, 20% dos seus esforços vão te dar 80% dos resultados.

Alguns exemplos típicos são que 80% de suas vendas realmente vêm de 20% de seus clientes, então 20% das coisas que você vai fazer hoje vão te dar 80% de seus resultados no mercado.  “Agora você já sabe em que focar. Ou qual canal de vendas investir. Ou quais 20% das roupas você usa em 80% do tempo.”

 

Princípio 2 – Lei de Laborit

Lei de Laborit afirma que você deve priorizar tarefas difíceis para o começo do dia. A razão para isto é os cérebros estão mais arejados, frescos, pela manhã. Por dezenas de milhares de anos nossa reação natural do cérebro foi evitar a dor ou o esforço e não se trata de fugir de tigres-dentes-de-sabre. 

Neste caso é fugir de tarefas difíceis mesmo. Acrescente a isso um segundo componente em nosso cérebro chamado “fadiga de decisão”, onde a quantidade de informações e decisões que você pode tomar realmente diminui à medida que o dia passa.

“Esta é a razão biológica pela qual você deve colocar tarefas difíceis no começo do dia!”

 

Princípio 3 – Lei de Carlson

A lei número três é a lei de Carlson. Esta lei é diz que uma tarefa completada em uma “única tacada”, será completada muito mais rápido do que fazer a mesma tarefa em “várias tacadas”. Isso se deve principalmente ao custo mental de sair de uma tarefa e voltar a mesma. Usar fones de ouvido, se livrar de notificações sonoras e visuais, são dicas para que possamos “mergulhar” e não sermos incomodados, rumo a finalização da tarefa. Vou dar um mergulhinho e já volto!

 

Princípio 4 – Lei de Murphy

Esta lei é bem conhecida. A lei original de Murphy diz que: qualquer coisa que possa dar errado provavelmente dará errado. A forma como aplicamos a Lei de Murphy à produtividade é que cada tarefa provavelmente levará muito mais tempo do que você imagina. Aquele trajeto, até a reunião com um novo cliente, inicialmente calculado em 40 minutos será um pouco mais…

Um projeto de desenvolvimento, por exemplo, levará duas ou três vezes a quantidade de tempo que achamos que seria necessário. Previsões provavelmente levarão mais tempo do que pensamos. Quando você está planejando seu dia ou sua semana, coloque uma margem extra de 30% em seus cálculos.

 

Princípio 5 – Lei de Parkinson

A lei de Parkinson afirma que quanto mais tempo você tiver disponível para concluir uma tarefa, mais tempo você provavelmente levará para completá-la!

“É por isso que estabelecer prazos é tão importante!”

 

Princípio 6 – Pomodoro

A técnica é basicamente uma maneira de alocar quantidades específicas de tempo para executar tarefas específicas. Geralmente em cada “Pomodori” calcula-se 20 minutos de execução com 5 minutos de pausa. A cada 4 Pomodori: 30 minutos de pausa.

 

Princípio 7 – Lei de Illich

Não se esqueça da nossa última lei – a de Illich. Esta lei estabelece que, após um determinado período, em uma tarefa específica, nossa produtividade diminui!

Deixar aquela tarefa que empacou, para mais tarde, talvez seja a solução. Esta lei vai um pouco contra a lei de Carlson (completar em uma única tacada), então você precisa ser capaz de discernir se algo está ficando muito difícil.

 Tradução livre: http://blog.growthtribe.io/work-smarter-not-harder-productivity-hacks-2018/

 

Compartilhar:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

VEJA TAMBÉM